segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Oração da Formatura da turma de Pedagogia 2008.1 da UFPB campus III


Estimados membros da mesa Boa Noite,

Caríssimos pais, maridos, esposas, irmãs (aos), filhos, namorados (as), e convidados, sejam bem vindos e bem vindas!

Prezados (as) formandos(as) da turma de  Pedagogia e demais cursos que dividem conosco essa alegria, parabéns!

               Há alguns anos lá estávamos nós, juntos pela primeira vez, unidos apenas por um objetivo em comum. Não sabíamos o que nos reservava o futuro, mas o nosso sonho era intenso e a vontade de aprender, muito grande. Seguiram-se noites a fio, muitas, diga-se de passagem, mal dormidas. Mas, valeram a pena, pois a esperança continuava viva em nossos corações. Cada novo desafio, uma conquista e muita perseverança para continuar. No meio dessas lutas foram construídos o conhecimento, as trocas de informações, as amizades que deixaram saudades dos colegas e professores. Compartilhamos muitas expectativas, muitas angústias, muitas alegrias, grandes vitórias. Alguns ficaram pelo caminho e também em nossas memórias, que levaremos por toda a nossa vida. Seguiremos levando-os na lembrança e no coração. Nosso caminho não foi fácil... Mas ficamos com a certeza de que a vitória de hoje é o resultado de uma grande soma. Conseguimos!!!
Ao olhar hoje para nós, sinto uma emoção paradoxal, e ao mesmo tempo me vejo feliz com o orgulho que todos nós estamos sentindo de nós mesmos, pelos batalhas que travamos e vencemos, pelos estudos exaustivos e pelos resultados surpreendentes.
Nós, meus amigos, recebemos o carinhoso pseudônimo de “eternos cúmplices” que protagonizaram junto a uma grande “mulher” e outros “grandes professores” a edificação do curso de Pedagogia neste campus. Estamos indo embora... Aos nossos amigos de curso, nosso desejo de sucesso! E para nós?! Muito sucesso, sucesso felizes... Assim como foi a nossa temporada neste Campus...
Hoje podemos comemorar, mas com a certeza de que este foi apenas o primeiro passo para muitas conquistas. Teremos novos desafios e novas ansiedades, mas teremos também muitas lembranças e um desejo enorme de vencer! Vencer a nós mesmos, nos superarmos a cada dia e quem sabe... Reencontraremos-nos em novas caminhadas.
Por isso, sentimos que a força garantiu a conclusão deste curso, será também o combustível da certeza, na expressão do poeta, “de que estamos sempre começando, de que é preciso continuar, e a certeza de que podemos ser interrompidos antes de continuarmos. Por isso, precisamos fazer da interrupção um caminho novo, da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro”.
O caminho da prática docente em alguns trajetos é feito de muitas lutas e desbravejamentos por melhores condições de trabalho, por salários dignos, por reconhecimento da sociedade, em outros trajetos encontramos motivação pelo grupo organizado, pela proposta pedagógica e espaço propício de reflexão e ação cidadã.
Mas, esse caminho, seja lá qual for, somos nós que construímos o caminho a percorrer, ou então, andamos pelo caminho que os outros construíram. Passar pela educação sem deixar marcas no caminho, é deixar de ser educador/a e, para isso é preciso coragem para dinamitar as rochas da acomodação, da passividade, do faz de conta e ser primeiramente pessoa que faz história e por ela é feito/a.
Assim sendo, recorro mais uma vez a poesia, quando Rose Marie que diz: A nossa participação na emancipação humana pode ir do simples sorriso da palavra de amizade que ilumina o rosto do outro, até o esforço organizado para desenraizar o apetite do poder nos poros e nas instituições.

Enfim, aos nossos mestres/amigo a nossa eterna GRATIDÃO... Palavras não exprimem os momentos vividos, mas ficarão na memória de cada os instantes que juntos vivemos...E os bons momentos principalmente... Estes não se apagarão no decorrer dos anos, e certamente ouviremos por muito tempo o eco dos nossos risos... Com a lembrança do que somos, e a esperança de sermos mais, e podermos mostrar que valeu a pena todos esses anos de dedicação e sonhos...
Pedagogos e Pedagogas, PARABÉNS! E Sucessooooooooo....

Amanda Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário