SÉRIE: 4° E 5° ANO
PLANO DE AULA 01
·
Matemática- Números decimais
·
Português- Texto a criança
·
Geografia- Espaço geográfico Paraibano
1º momento: Acolher os alunos
com a dinâmica da viagem de barco, onde todos imaginaram que estão em um barco
e imitaram a reação que teriam em diversas situações ao meu comando, por
exemplo: chuva à vista, todos abaixam, um tubarão todos pulam, e etc... Em
seguida, Apresentar aos alunos o conceito de número decimal, mostrar a
diferença entre os números decimais e números inteiros, apresentar no quadro
situações onde os números decimais são usados, exemplificar essas situações por
último distribuir uma atividade para que as crianças realizem individualmente.
2º momento: Utilizar o texto
“Direitos e deveres da criança”, nesta aula será utilizado às estratégias de
leitura de antecipação, verificação, inferência e seleção, onde as crianças serão
estimuladas a pensar sobre o texto além de explicar aos alunos que tipo de
gênero é e quando dever ser usado.
3º momento: Dialogar com as
crianças sobre as paisagens próximas a escola, indagá-las quais são suas
semelhanças e diferenças, estimular que pensem sobre sua trajetória de casa a
escola, o que elas encontram? Pedir que desenhem um mapa desse caminho diário,
em seguida apresentar a elas algumas imagens sobre diferentes lugares
paraibanos para que assim possam ir construindo conceitos sobre a geografia
Paraibana e para encerrar pedir que descrevam no papel as principais diferenças
e semelhanças entre o que vêem na imagem e o que vêem ao redor da escola ou
onde vivem, Para casa solicitar que os alunos façam a leitura do livro didático
e respondam a atividade para a próxima aula.
4º momento: Recreação e dinâmica da criança feliz.
SÉRIE: 4° E 5° ANO
PLANO DE AULA 02
Português: Texto sobre o dia das crianças
Matemática: números decimais
Geografia: O espaço Paraibano
Ciências: O corpo Humano
1º
momento: As crianças serão acolhidas com a dinâmica do sorriso milionário,
onde cada uma recebera 5 bolinhas de papel, em seguida deverá escolher um
colega e ficar frente a frente com ele olhando em seus olhos e permanecer
sério, se sorrir pouquinho terá que pagar meia bolinha ao colega, se gargalhar
pagara uma bolinha completa, vence a brincadeira que ficar com mais bolinhas de
papel. Em seguida, utilizar as próprias bolinhas de papel para desenvolver as
atividades com números decimais, dividindo-as entre equipes de três alunos que
terão a missão de organizar problemas matemáticos com as quantidades de
bolinhas e os componentes das equipes e em seguida apresentar para os demais.
Por exemplo: Amanda trocou 0,3 bolinhas de papel com os colegas na dinâmica por
que sorriu pouco 3 vezes, quanto ela deveria pagar se tivesse sorrido pouquinho
5 vezes?
Resposta: 0,3:
3= 0,1 0,1x 5= 0,5
Dessa forma os alunos terão as
primeiras noções de operações com números decimais.
2º momento: Realizar uma leitura
coletiva do texto sobre o dia das crianças com os alunos e em seguida pedir que
reescrevam o texto de forma espontânea modificando o que acharem necessário.
3º momento: Discutir com os alunos o
texto do livro sobre o espaço, paraibano que realizam a leitura em casa, e
socializar as repostas da atividade.
4º momento: Pedir que os alunos fechem
os olhos e comecem a imaginar o seu próprio rosto, em seguida ainda de olhos
fechados solicitar que toquem a face e descrevam o que sentem em seguida,
solicitar que abram os olhos e olhem um para os outros e digam se são todos
iguais ou diferentes, explanar para os alunos que somos diferentes em tudo, no
corpo, na mente no jeito de agir, após essa introdução apresentar um cartaz do
corpo humano e mostrar alguns órgão que temos em comum mesmo que todos sejam
diferentes. Explanar o conteúdo do livro e solicitar que realizem uma
ilustração de um corpo humano e depois identifique alguns órgãos que estudamos
na gravura.
SÉRIE: 4° E 5° ANO
PLANO DE AULA 03
Gênero textual poema:
Estrutura do poema;
Reescrita de um poema.
1° momento: Apresentar para as crianças dois tipos de poemas, em
seguida discutir com o que aqueles textos têm em comum, observar se as crianças
identificam rimas e estrofes.
2º momento: Apresentar no quadro as
estruturas do poema e suas definições. Exemplo: O que é a rima, o que é a
estrofe, como fazer com que uma estrofe rime com a outra etc.
3º momento: Entregar as crianças um
poema, fazer a leitura coletiva e em seguida pedir que cada uma selecione a
parte do poema que mais chamou sua atenção, após selecionar cada um deve
apresentar esta parte para o restante da sala. Por último, solicitar que a
parti da parte que escolheram reescrevam um novo poema que deverá ser entregue.
SÉRIE: 4° E 5° ANO
PLANO DE AULA 04
Português:
Refacção textual
Matemática:
Noções de identificação das operações matemáticas nos problemas
Ciências: O
universo
1º momento: Apresentar as crianças um
texto escrito com pedaços dos textos produzidos por elas onde apareceram erros
ortográficos e discutir com elas a opinião de cada uma sobre o texto,
questionar as crianças se gostaram do texto, se não gostaram, o que acharam...
Enfim, observar se elas identificam de imediato os erros. Em seguida ir
debatendo com os alunos os erros e em uma cartolina ir corrigindo os erros e
montando um novo poema em parceria com os alunos, no final realizar a leitura
coletiva do texto e pedir que cada uma melhore ainda mais o texto construído
coletivamente.
2º momento: Apresentar as crianças as
de o que é a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão, ressaltar para
que elas servem e quando usá-las, em seguida montar equipes de quatro alunos
para que cada grupe monte problemas matemáticos que deveram ser resolvidos
pelas outras equipes, no final construir uma “caixa dos problemas” que deverá
conter os problemas criados e sempre que um aluno sentir necessidade poderá
consultá-la ou inserir novos problemas.
3º momento: No quadro colar algumas
figuras de astros e planetas que encontramos no universo, questionar as
crianças se elas conseguem identificar do que se tratam, ir dialogando com elas
sobre o que cada figura daquela representa, no final pedir que realizem a
leitura do capitulo do livro que se refere ao universo e resolver a atividade
que se encontra no fim do capitulo.
SÉRIE: 4° E 5° ANO
PLANO DE AULA 05
Debater através
da exibição fílmica valores como: Amor, respeito, amizade, egoísmo,
companheirismo...
Produzir um texto através das sequências temporal de imagem.
Fazer um momento
de descontração com a turma
1º momento: Apresentar as crianças o
titulo do filem que iremos assistir e pedir que notem no papel o que imaginam
que se trata o filme. Em seguida estimular um pequeno debate pra troca de
opiniões e hipóteses sobre o filme, em seguida exibir o vídeo para os alunos e
entregar as pipocas e os pirulitos para que cada um relaxe um pouco.
2 º Momento: Após o termino do filme questionar aos alunos
se o que eles imaginavam sobre o filme realmente foi o que aconteceu, como o
filme é uma releitura do patinho feio que eles já conhecem fazer uma ligação
entre essas duas historia comparando pontos comuns e diferenciados entre ambos.
Aproveitar o debate para discuti os valores como: Amor, respeito, amizade,
egoísmo, companheirismo...Que são apresentado no filme.
3º momento: Entregar a turma uma atividade semelhante
a que esta nesse plano de aula para que cada um responda e (re) construa a
historia do filme com auxilio das imagens que o filme apresenta.
SÉRIE: 4° E 5° ANO
PLANO DE AULA 06
Trabalhar com os alunos os
seguintes conteúdos:
Português: Verbos
Ciências: os movimentos da terra
Matemática: Operações com números
decimais.
1º momento: Levar para os alunos um
texto falando sobre os movimentos da terra e entregar uma cópia a cada um dos
alunos, após realizar a leitura do texto e discutir o que é rotação e o que é
translação. No segundo momento discutir com os alunos o que era o verbo e como
podemos identificá-los após perceber que os alunos dominam esse conteúdo pedir
que voltem ao texto falando sobre os movimentos da terra e circule os verbos
que encontrem após essa atividade cada aluno deve apresentar o verbo que
encontrou enquanto vamos fazendo uma
lista desse verbos no quadro.
2° momento: Desenvolver com a turma o
jogo dos verbos que consiste em fazer com que os alunos se
reunissem em equipe de quatro fossem até o centro da sala e escolhessem o par
correto que deveria ser a frase e outra carta onde tínhamos o tempo verbal, a
classificação do pronome e se estava no
singular ou plural, quem conseguir a maior quantidades de par correto vence o
jogo. No final dessa atividade os alunos devem passar as frases que estão no
singular pra o plural em seu caderno e vice versa, em seguida solicitar que
escrevessem um texto a partir dessa frase.
3º Momento: Na
aula de matemática dar continuidade a de português onde os alunos devem pegar
as frases que escolheram e criaram com os verbos e com elas criar problemas
matemáticos com números decimais para serem trocados entre os grupos para que
cada um resolva os problemas. No final montar uma caixa dos problemas que
devera ser consultada pelos alunos diariamente. Encerar o dia com a dinâmica do
abraço onde cada um devera se dirigir ao outro e dizer o que mais gosta nele e
entregar uma pequena lembrancinha (uma bala, um bilhete e etc)
Nenhum comentário:
Postar um comentário