Planos de aula



SÉRIE: 4° E 5° ANO


PLANO DE AULA 01

·         Matemática- Números decimais
·         Português- Texto a criança
·         Geografia- Espaço geográfico Paraibano

1º momento: Acolher os alunos com a dinâmica da viagem de barco, onde todos imaginaram que estão em um barco e imitaram a reação que teriam em diversas situações ao meu comando, por exemplo: chuva à vista, todos abaixam, um tubarão todos pulam, e etc... Em seguida, Apresentar aos alunos o conceito de número decimal, mostrar a diferença entre os números decimais e números inteiros, apresentar no quadro situações onde os números decimais são usados, exemplificar essas situações por último distribuir uma atividade para que as crianças realizem individualmente.

2º momento: Utilizar o texto “Direitos e deveres da criança”, nesta aula será utilizado às estratégias de leitura de antecipação, verificação, inferência e seleção, onde as crianças serão estimuladas a pensar sobre o texto além de explicar aos alunos que tipo de gênero é e quando dever ser usado.

3º momento: Dialogar com as crianças sobre as paisagens próximas a escola, indagá-las quais são suas semelhanças e diferenças, estimular que pensem sobre sua trajetória de casa a escola, o que elas encontram? Pedir que desenhem um mapa desse caminho diário, em seguida apresentar a elas algumas imagens sobre diferentes lugares paraibanos para que assim possam ir construindo conceitos sobre a geografia Paraibana e para encerrar pedir que descrevam no papel as principais diferenças e semelhanças entre o que vêem na imagem e o que vêem ao redor da escola ou onde vivem, Para casa solicitar que os alunos façam a leitura do livro didático e respondam a atividade para a próxima aula.
4º momento: Recreação e dinâmica da criança feliz.


SÉRIE: 4° E 5° ANO


PLANO DE AULA 02

Português: Texto sobre o dia das crianças
Matemática: números decimais
Geografia: O espaço Paraibano
Ciências: O corpo Humano

            1º momento: As crianças serão acolhidas com a dinâmica do sorriso milionário, onde cada uma recebera 5 bolinhas de papel, em seguida deverá escolher um colega e ficar frente a frente com ele olhando em seus olhos e permanecer sério, se sorrir pouquinho terá que pagar meia bolinha ao colega, se gargalhar pagara uma bolinha completa, vence a brincadeira que ficar com mais bolinhas de papel. Em seguida, utilizar as próprias bolinhas de papel para desenvolver as atividades com números decimais, dividindo-as entre equipes de três alunos que terão a missão de organizar problemas matemáticos com as quantidades de bolinhas e os componentes das equipes e em seguida apresentar para os demais. Por exemplo: Amanda trocou 0,3 bolinhas de papel com os colegas na dinâmica por que sorriu pouco 3 vezes, quanto ela deveria pagar se tivesse sorrido pouquinho 5 vezes?
Resposta: 0,3: 3= 0,1      0,1x 5= 0,5

            Dessa forma os alunos terão as primeiras noções de operações com números decimais.

2º momento: Realizar uma leitura coletiva do texto sobre o dia das crianças com os alunos e em seguida pedir que reescrevam o texto de forma espontânea modificando o que acharem necessário.

3º momento: Discutir com os alunos o texto do livro sobre o espaço, paraibano que realizam a leitura em casa, e socializar as repostas da atividade.

4º momento: Pedir que os alunos fechem os olhos e comecem a imaginar o seu próprio rosto, em seguida ainda de olhos fechados solicitar que toquem a face e descrevam o que sentem em seguida, solicitar que abram os olhos e olhem um para os outros e digam se são todos iguais ou diferentes, explanar para os alunos que somos diferentes em tudo, no corpo, na mente no jeito de agir, após essa introdução apresentar um cartaz do corpo humano e mostrar alguns órgão que temos em comum mesmo que todos sejam diferentes. Explanar o conteúdo do livro e solicitar que realizem uma ilustração de um corpo humano e depois identifique alguns órgãos que estudamos na gravura.



SÉRIE: 4° E 5° ANO


PLANO DE AULA 03

Gênero textual poema:
Estrutura do poema;
Reescrita de um poema.


1° momento: Apresentar para as crianças dois tipos de poemas, em seguida discutir com o que aqueles textos têm em comum, observar se as crianças identificam rimas e estrofes.

2º momento: Apresentar no quadro as estruturas do poema e suas definições. Exemplo: O que é a rima, o que é a estrofe, como fazer com que uma estrofe rime com a outra etc.

3º momento: Entregar as crianças um poema, fazer a leitura coletiva e em seguida pedir que cada uma selecione a parte do poema que mais chamou sua atenção, após selecionar cada um deve apresentar esta parte para o restante da sala. Por último, solicitar que a parti da parte que escolheram reescrevam um novo poema que deverá ser entregue.



SÉRIE: 4° E 5° ANO


PLANO DE AULA 04


Português: Refacção textual
Matemática: Noções de identificação das operações matemáticas nos problemas
Ciências: O universo

1º momento: Apresentar as crianças um texto escrito com pedaços dos textos produzidos por elas onde apareceram erros ortográficos e discutir com elas a opinião de cada uma sobre o texto, questionar as crianças se gostaram do texto, se não gostaram, o que acharam... Enfim, observar se elas identificam de imediato os erros. Em seguida ir debatendo com os alunos os erros e em uma cartolina ir corrigindo os erros e montando um novo poema em parceria com os alunos, no final realizar a leitura coletiva do texto e pedir que cada uma melhore ainda mais o texto construído coletivamente.

2º momento: Apresentar as crianças as de o que é a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão, ressaltar para que elas servem e quando usá-las, em seguida montar equipes de quatro alunos para que cada grupe monte problemas matemáticos que deveram ser resolvidos pelas outras equipes, no final construir uma “caixa dos problemas” que deverá conter os problemas criados e sempre que um aluno sentir necessidade poderá consultá-la ou inserir novos problemas.

3º momento: No quadro colar algumas figuras de astros e planetas que encontramos no universo, questionar as crianças se elas conseguem identificar do que se tratam, ir dialogando com elas sobre o que cada figura daquela representa, no final pedir que realizem a leitura do capitulo do livro que se refere ao universo e resolver a atividade que se encontra no fim do capitulo.


SÉRIE: 4° E 5° ANO


PLANO DE AULA 05



Debater através da exibição fílmica valores como: Amor, respeito, amizade, egoísmo, companheirismo...
Produzir um texto através das sequências temporal de imagem.
Fazer um momento de descontração com a turma

1º momento: Apresentar as crianças o titulo do filem que iremos assistir e pedir que notem no papel o que imaginam que se trata o filme. Em seguida estimular um pequeno debate pra troca de opiniões e hipóteses sobre o filme, em seguida exibir o vídeo para os alunos e entregar as pipocas e os pirulitos para que cada um relaxe um pouco.

2 º Momento:  Após o termino do filme questionar aos alunos se o que eles imaginavam sobre o filme realmente foi o que aconteceu, como o filme é uma releitura do patinho feio que eles já conhecem fazer uma ligação entre essas duas historia comparando pontos comuns e diferenciados entre ambos. Aproveitar o debate para discuti os valores como: Amor, respeito, amizade, egoísmo, companheirismo...Que são apresentado no filme.


3º momento:  Entregar a turma uma atividade semelhante a que esta nesse plano de aula para que cada um responda e (re) construa a historia do filme com auxilio das imagens que o filme apresenta.



SÉRIE: 4° E 5° ANO
PLANO DE AULA  06



Trabalhar com os alunos os seguintes conteúdos:
Português: Verbos
Ciências: os movimentos da terra
Matemática: Operações com números decimais.


1º momento: Levar para os alunos um texto falando sobre os movimentos da terra e entregar uma cópia a cada um dos alunos, após realizar a leitura do texto e discutir o que é rotação e o que é translação. No segundo momento discutir com os alunos o que era o verbo e como podemos identificá-los após perceber que os alunos dominam esse conteúdo pedir que voltem ao texto falando sobre os movimentos da terra e circule os verbos que encontrem após essa atividade cada aluno deve apresentar o verbo que encontrou enquanto vamos  fazendo uma lista desse verbos no quadro.

2° momento: Desenvolver com a turma o jogo dos verbos que consiste em  fazer com que os alunos se reunissem em equipe de quatro fossem até o centro da sala e escolhessem o par correto que deveria ser a frase e outra carta onde tínhamos o tempo verbal, a classificação do pronome e se estava no  singular ou plural, quem conseguir  a maior quantidades de par correto vence o jogo. No final dessa atividade os alunos devem passar as frases que estão no singular pra o plural em seu caderno e vice versa, em seguida solicitar que escrevessem um texto a partir dessa frase.

3º Momento: Na aula de matemática dar continuidade a de português onde os alunos devem pegar as frases que escolheram e criaram com os verbos e com elas criar problemas matemáticos com números decimais para serem trocados entre os grupos para que cada um resolva os problemas. No final montar uma caixa dos problemas que devera ser consultada pelos alunos diariamente. Encerar o dia com a dinâmica do abraço onde cada um devera se dirigir ao outro e dizer o que mais gosta nele e entregar uma pequena lembrancinha (uma bala, um bilhete e etc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário